ads-970x250

4 passos para aplicar o marketing humanizado na farmácia magistral

Marketing humanizado nas farmácias de manipulação
ads-728x90

Pensar em inovação, no setor magistral, vai muito além de equipamentos de ponta, novas tecnologias de manipulação de medicamentos ou lançamentos de matérias-primas. Segundo a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), é necessário oferecer aos clientes, além de um atendimento de excelência, um marketing humanizado.

Em um passado não muito distante, a comunicação com o consumidor era genérica e de massa, sem segmentação. Com a popularização do comércio online e das redes sociais, ficou claro que era necessário mudar a forma de enxergar os clientes: eles querem ser tratados como pessoas com emoções, e não apenas como consumidores.

O marketing humanizado na farmácia de manipulação deve ser como um medicamento magistral: único, personalizado, feito sob medida, empático e capaz de criar uma conexão emocional. Confira as quatro dicas da Anfarmag para alcançar esse objetivo:

1 – Garanta que a humanização faça parte da farmácia

Para ser eficaz, precisa ser verdadeiro. O consumidor está cada vez mais vigilante quanto às boas práticas dos estabelecimentos e das marcas. Não adianta ser empática com o cliente se a relação não é tão amigável com o público interno e com os fornecedores. As estratégias devem começar no ambiente interno, com atitudes motivadoras e em concordância com os valores da farmácia. Além disso, a comunicação deve ser igualmente empática no ponto de venda físico, nas redes sociais, no SAC pelo telefone ou site.

2 – Conheça seus clientes e as necessidades deles

Os padrões de comportamento dos clientes vão sofrer alterações com o passar do tempo, e é preciso ter atenção às transformações. Por exemplo, durante a pandemia, muitas farmácias não contavam com o aumento da demanda de delivery de medicamentos e precisaram se adequar rapidamente ao serviço.

É preciso entender ainda quem é a pessoa do outro lado do balcão, nas redes sociais ou no telefone. Do que ela precisa? Quais são seus desejos e necessidades? Homem ou mulher? Mais velha ou mais nova? Qual a frequência de compra?

3 – Realize ações personalizadas

Conhecer o perfil do cliente é essencial para estruturar as estratégias de marketing humanizado. A partir disso, é possível personalizar promoções cliente a cliente. No caso de ações online, lembre-se da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que não é mais permitido enviar comunicados sem a autorização do consumidor. Crie conteúdos de interesse do seu público, definindo e padronizando um tom de voz fiel à imagem do estabelecimento.

4 – Saiba errar: aceite críticas construtivas e corrija falhas

Aja com sabedoria na hora das falhas. Baixo índice de satisfação com o atendimento ou qualidade do produto, demora na resposta, extravio na entrega, troco errado e problemas com a bandeira do cartão são alguns motivos que podem causar o descontentamento do cliente.

É preciso identificar o problema, que nem sempre pode ser da farmácia, e explique o ocorrido pedindo desculpas e, quando possível, reparando o erro.

Veja também: Farmácias de manipulação se reinventam durante período de isolamento social

Foto de Agência Xadrez
Agência Xadrez
Agência Xadrez é uma empresa de marketing digital especialista em criação de sites otimizados para buscas.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ads-300x250
Novo benefício para novos associados
Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.
ads-970x250

Veja também os seguintes artigos

A administração de medicamentos em crianças pode ser desafiadora para pais e/ou responsáveis. Muitas vezes, os pequenos não gostam do sabor, da textura ou tem...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O hirsutismo é o crescimento de pelos em mulheres em áreas do corpo sob o controle de...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, no dia 10 de novembro, a...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O desabastecimento do varejo farma ainda não terminou. De acordo com o Ministério da Saúde, a escassez...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta mais de dois milhões de pessoas...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A Dermatite Seborreica (DS) é uma desordem de pele frequente com uma prevalência estimada entre 2,5% e...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.
Receba as principais notícias direto no celular